Raspar a língua elimina o mau hálito?

Saúde Bucal

Na língua ficam aderidas células descamadas da boca, restos alimentares, bactérias, dentre outras coisas. Tudo isso precisa ser removido durante a higienização, pois, se não for feito da maneira e frequência correta, forma-se sobre a língua uma camada esbranquiçada ou amarelada, conhecida como saburra lingual. Ela é a causa de grande parte dos casos de mau hálito.

O que utilizar para limpar a língua?

Não é recomendado utilizar a escova de dentes, pois as suas cerdas macias não promovem uma limpeza eficaz. Você pode adquirir em farmácias e supermercados raspadores de língua ou pode utilizar uma colher de metal. Se optar pela colher, separe uma exclusivamente para esse fim.

Passo a passo para higienizar a língua:

1. Segure as alças do raspador com as duas mãos e coloque na parte posterior da língua;

2. Aplicando uma leve pressão, arraste o raspador contra a língua, de trás para frente;

3. Lave o raspador com água e repita o processo até eliminar toda a saburra lingual e a língua voltar a ter a coloração rosa;

4. Siga com a sua rotina de higienização.

Cuidados durante a higienização da língua:

É importante que você não coloque o raspador muito atrás na língua, para evitar ânsia de vômito. Além disso, lembre-se de que não é preciso utilizar de força para fazer essa limpeza. A raspagem da língua deve ser um procedimento indolor e sem maiores riscos. Se algo como dor ou sangramento acontecer, converse com seu dentista.

Saúde Bucal