Quando trocar a escova de dentes?

Saúde Bucal

A qualidade da escova de dentes é um fator que influencia bastante na saúde bucal. Isso porque ela é o principal objeto de remoção mecânica da placa bacteriana que fica aderida aos dentes. Então, se não está adequada para o uso, a higienização dos seus dentes, consequentemente, não será adequada também.

Muito se fala sobre a necessidade de trocar a escova regularmente e você já deve ter escutado diversas vezes sobre o intervalo máximo entre as trocas é de três meses, mas o que talvez não saiba é que existem duas situações nas quais isso deve ser antecipado.

A primeira delas é após gripes, resfriados e infecção envolvendo nariz e boca. Isso porque os vírus e bactérias se alojam nas cerdas da escova e podem causar uma reinfecção.

A segunda é ao notar que as cerdas da escova estão desgastadas ou deformadas em um intervalo menor de tempo, como costuma acontecer com pessoas que escovam com muita força ou que usam aparelho fixo.

Agora que você já tem essa informação, aproveita o momento e checa como está a qualidade da sua escova de dentes! Se não estiver boa, manda embora e já faz a troca por uma nova.

Saúde Bucal