Quais os riscos de não fazer as manutenções do aparelho regularmente?

Aparelhos Fixos

Perder a identificação ou confiança no profissional, mudança de cidade, falta de recursos financeiros, etc. São vários os motivos que fazem as pessoas abandonarem o tratamento ortodôntico. Mas, essa atitude pode trazer diversas consequências negativas, por exemplo:

1. Movimentação dentária indesejada, pois os fios, bráquetes, ligas e outros acessórios ortodônticos continuarão a agir, podendo provocar um movimento dentário diferente do que se deseja alcançar.

2. Danos às bochechas, gengiva e língua, pois os componentes do aparelho ortodôntico que permanecem em boca sem acompanhamento podem soltar e causar lesões bucais severas.

3. Aumento da probabilidade de surgimento de cárie e doenças na gengiva, já que o aparelho atua como um fator retentivo de placa bacteriana e, na ausência da troca de ligas e fios ortodônticos, o acúmulo dessa placa será ainda maior.

4. Além de prejuízos à saúde bucal, o abandono do tratamento ortodôntico pode gerar outros inconvenientes, tendo em vista que será necessária a realização de procedimentos clínicos mais desagradáveis, caros e demorados para reparar os danos.

Por isso, se por algum motivo você não puder dar continuidade ao tratamento ortodôntico, converse com o seu Ortodontista. Ele apresentará a solução mais viável e segura para você.

Aparelhos Fixos