Dicas para reduzir o desconforto nos primeiros dias com aparelho fixo

Aparelhos Fixos

Após a instalação ou manutenção dos aparelhos fixos, é normal e esperado que surjam alguns desconfortos. É uma fase de adaptação e, geralmente, esses sintomas não persistem por muitos dias. Hoje eu trouxe algumas do que fazer para se sentir mais confortável durante esse período.

Se o aparelho causar aftas, utilize a cera ortodôntica fornecida pelo seu Ortodontista. Ela cria uma barreira de proteção entre os bráquetes e as regiões mais sensíveis da boca e evita machucados mais graves. Também evite ingerir alimentos e bebidas ácidas, de modo a não agravar as lesões.

Se estiver com os dentes doloridos, evite ingerir alimentos duros, dando preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas e purês. Também é interessante fazer a ingestão de alimentos frios e gelados, como vitaminas, açaí e sorvete, pois esse tipo de alimento alivia bastante a sensação dolorosa.

O uso de analgésicos nos casos de fortes dores de cabeça e nos dentes também é de grande ajuda. Peça recomendações ao seu Ortodontista, em caso de dúvidas.

A dica de ouro é: paciência! Entenda que é só uma fase e foque nos benefícios que o tratamento ortodôntico vai trazer para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Aparelhos Fixos